Recomendado para fins estéticos e funcionais para quem busca ter os dentes alinhados e em harmonia.
É um dispositivo ortodôntico composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento e por um fio que serve de guia para a correção.
Existem dois tipos de aparelho ortodôntico fixo, os convencionais, que podem ser metálicos ou estéticos, e os autoligáveis.
No aparelho estético há a mesma funcionalidade do aparelho fixo metálico, porém as peças que são coladas nos dentes são feitas de safira ou porcelana, materiais de coloração mais próxima a do dente, tornando o tratamento mais discreto.
Aparelhos fixos autoligados possuem a tecnologia mais avançada, os bráquetes são mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento. O sistema dispensa o uso de borrachinhas, o que favorece menor acúmulo de placa bacteriana e torna o aparelho mais discreto. Esse aparelho proporciona ótimos resultados em um tempo menor de tratamento e em alguns casos as manutenções podem ser mais espaçadas.
A não realização do tratamento ortodôntico traz prejuízos funcionais e estéticos, entre eles:
o Desequilíbrio na mordida;
o Disfunção na articulação temporomandibular (ATM);
o Dificuldade para a higienização dos dentes, facilitando o surgimento da doença cárie, formação de tártaro e problemas gengivais.