24/10/2016

5 DICAS PARA TORNAR SEU TRATAMENTO ORTODÔNTICO MAIS RÁPIDO E EFICAZ

Quando você pensa em aparelho ortodôntico com certeza tudo que você lembra é que obrigatoriamente vai passar alguns anos utilizando braquetes e visitando o dentista mensalmente. Mas, o tratamento pode ser mais curto do que você imagina. Algumas novidades da indústria já permitem a redução do tempo de uso mas, mesmo com a evolução da tecnologia, o alinhamento dos dentes ainda é longo e requer cuidado e disciplina do paciente. Com o passar dos meses, o aparelho ortodôntico não é mais novidade e o paciente esquece que os cuidados precisam ser permanentes.
Pensando em melhorar a experiência de usar um aparelho ortodôntico, separamos algumas dicas que vão acelerar seu tratamento.

1-Escolha aparelhos ortodônticos com tecnologia
A indústria já colocou no mercado modelos de aparelhos ortodônticos que tornaram o tratamento mais rápido que o convencional. O primeiro modelo é o Autoligado, aparelho ortodôntico no qual o próprio braquete prende o fio ortodôntico, mantendo uma força de correção baixa, lenta e constante, tornando o tratamento mais confortável e rápido. O segundo modelo de aparelho ortodôntico que reduz o tempo é o Everest, que graças ao uso de tecnologias como o scanner odontológico e a impressão 3D possibilitaram reduzir em até 25% o tempo de tratamento.
aparelho01
2-Cuidado com a higiene bucal
Com certeza você conhece alguém que já te contou sobre as dificuldades de higienizar os dentes durante o tratamento ortodôntico. Sabendo desses obstáculos, muitas pessoas tendem a descuidar da limpeza e nem imaginam o quanto isso pode prejudicar o tratamento. A principal forma de correção dos dentes é por meio do deslizamento de pouco impacto entre o braquete e o fio ortodôntico. Quando existe acúmulo de placa bacteriana ou de tártaro, que é o endurecimento dessa placa, eles funcionam como uma cola que impede a movimentação do dente, retardando o tratamento. Caso o problema evolua para uma gengivite – inflamação da gengiva ou uma periodontite – que é uma inflamação dos tecidos que seguram os dentes, a situação se complica e deixa o alinhamento ainda mais lento. Para higienizar os dentes, recorra a escova interdental e ao passador de fio dental, que vão impedir a formação de placa bacteriana. Converse com seu dentista para que ele verifique sua saúde bucal.

aparelholimpeza01
3-Esqueça alimentos duros e grudentos
Além de uma boa limpeza, falta de cuidados com os alimentos que você ingere também pode prejudicar seu tratamento. Alimentos muito grudentos ou duros demais podem mover ou quebrar o aparelho e com isso, desviar a posição do braquete e corrigir os dentes de maneira errada. Mas, calma! Não precisa deixar de comer seus alimentos favoritos. Se sua fruta favorita for a maçã, use a criatividade e transforme o formato. Ao invés da tradicional mordida, corte em pequenos pedaços ou coma raspadinha como sua mãe já fez um dia quando você era um bebê! Ah, não se esqueça. A dica também vale para legumes e quaisquer outros alimentos com as mesmas características. Balas, chicletes e pirulitos estão proibidos.

4-Maus hábitos também retardam o tratamento
Tenho certeza que essa quarta dica chamou a sua atenção e agora você deve estar se perguntando que tipo de maus hábitos podem prejudicar meu tratamento. Se você for uma pessoa ansiosa com certeza já teve uma tentação de roer as unhas, quem nunca? Mas, se você usa aparelho ortodôntico pense duas vezes antes de levar a mão a boca porque isso pode prejudicar seu tratamento. Roer unhas, morder objetos duros, como tampas de canetas são exemplos de maus hábitos que devem ser abolidos da vida de quem usa aparelho. Esses pequenos vícios provavelmente moverão os braquetes, mesmo que você não perceba, que passarão a fazer força onde não devia, demorando ainda mais para terminar o tratamento. Aqui a dica é: se ficar nervoso não desconte nas unhas e nem nas canetas!

5-Descolou qualquer peça, corra para dentista
Se mesmo fazendo tudo certinho, ainda assim soltar um braquete ou o fio ortodôntico sair do lugar, vá o quanto antes ao dentista para colocar no lugar. O aparelho ortodôntico funciona como uma engrenagem onde cada peça tem sua função, mas o resultado só ocorre quando todas funcionam juntas. Por isso, a queda de um braquete impacta negativamente, retardando ainda mais a conquista do sorriso perfeito. Ah, além da disciplina com o aparelho fixo, o paciente também deve ter a mesma disciplina com a contenção, placa móvel utilizada após a retirada do aparelho fixo. Ela é importante para manter o resultado do tratamento. Grande parte das pessoas que negligenciaram o uso da contenção, voltaram a usar aparelho fixo depois de um tempo.
E aí, já conhecia todas as dicas? Tinha ideia de que tudo isso poderia aumentar o tempo do seu tratamento?
Compartilhe conosco sua experiência!aparelho02

Agendar avaliação