BRAQUETE QUEBRADO? TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS E MANTENHA O SEU APARELHO ORTODÔNTICO SEMPRE ATIVO.
Pacientes mal chegam à Odontoclinic para fazer uma avaliação ortodôntica e já perguntam ao dentista quais são os alimentos que mais costumam quebrar os braquetes, já que uma das maiores preocupações de quem inicia uma correção com aparelho ortodôntico fixo é o que não pode comer com o aparelho. Nem sempre se vê ortodontistas com a preocupação de orientar seus pacientes sobre estes cuidados tão importantes, mas o inverso também acontece: muitos pacientes não tomam o devido cuidado com a alimentação. Quando isto acontece, aparecem os problemas: cáries, braquetes quebrados (descolados), fios ortodônticos que entortam e saem do lugar, problemas periodontais e mais uma infinidade de coisas que podem provocar dores e atrasar o tempo de tratamento ortodôntico.
O QUE NÃO SE PODE COMER COM O APARELHO ORTODÔNTICO
- Alimento muito duros deve-se evitar comer frutos secos, como nozes e avelãs. Milho, pipoca, rapadura e pé de moleque e pirulitos também estão incluídos nesta categoria. Além de poder descolar braquete, danificar ou quebrar outras partes do aparelho ortodôntico, estes alimentos podem ficar retidos e provocar uma dificuldade acrescida na higienização.
- Alimentos grudentos e pegajosos entende-se por alimentos pegajosos tudo que pode ficar colado no aparelho: chiclete, caramelos, balas e tudo o mais que possa ficar colado no aparelho.
- Alimentos fibrosos alguns alimentos possuem muitas fibras, como é o caso de frutas como a manga e abacaxi. Outros como carne muito fibrosas e bacalhau também devem ser ingeridos com cuidado, ficam retidos no aparelho e podem acabar provocando cáries e inflamações na gengiva
- Alimentos espumantes: e Coca-Cola e outros refrigerantes são o fruto proibido para quem usa aparelho ortodôntico fixo, o açúcar e os ácidos contidos são o pior inimigo para quem pretende ter uma correção de dentes sem maiores problemas.
- Cenoura e frutas: NÃO é proibido comer cenouras e frutas que sejam duras, como peras e maçãs, pelo contrário, são essenciais para a saúde. Mas estes alimentos devem ser cortados com uma faca em pedaços pequenos, NUNCA com os dentes: a probabilidade de soltar o fio ortodôntico e descolar peças do aparelho são muito grandes.
IMPORTANTE: limpar e escovar os dentes SEMPRE depois de comer alguma coisa. Após a escovação, limpe a sua escova adequadamente para que ela não acumule bactérias. Não sabe como limpar? Leia: Sua escova de dentes pode estar mais suja do que você imagina.