Terceiros molares, sisos ou popularmente conhecidos como dentes do juízo, são os últimos molares a nascerem em nossa arcada dentária. Eles costumam nascer entre os 16 e 21 anos. No total, são 4 dentes do siso, sendo 2 superiores e 2 inferiores.

o Dor e desconforto na região do último dente da arcada dentária;
o Inflamação na região mais posterior da arcada;
o Dificuldade para mastigar;
o Movimentação dos dentes causando desalinhamento.

As principais recomendações para extração acontecem quando o dente do siso produz os sintomas já citados, como dor local, inflamação, dificuldade na mastigação e movimentações na arcada que interferem no posicionamento de todos os outros dentes da boca. Somente o dentista consegue avaliar essas condições e definir se é necessária a extração.

Por meio da radiografia, o profissional obtém plena visão do que precisa ser feito na hora da cirurgia. A remoção dos terceiros molares é feita com anestesia local e seu grau de complexidade varia de acordo com o posicionamento do dente. Em geral, trata-se de uma cirurgia tranquila, que envolve incisão nas gengivas e remoção do dente com uso de alavancas e fórceps. Caso o dente esteja totalmente incluso, é comum a retirada da parte do osso que o recobre, com brocas.