As facetas e lentes dentárias são próteses muito finas confeccionadas com objetivo de mudar características dos dentes, como forma, tamanho e tonalidade.

Muitas vezes, as facetas são confundidas com lente de contato dental por causa das suas similaridades de aplicação. Existem diferenças entre elas, a principal é a espessura do material, pois as facetas têm em média 0,7mm, enquanto as lentes têm cerca de 0,2mm. Essa variação implica, também, em indicações diferentes para cada um desses laminados e somente o cirurgião-dentista pode indicar qual é o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Existem dois tipos de materiais utilizados nesse tipo de prótese, a resina e a porcelana. A faceta em resina é confeccionada de forma direta no dente. O dentista aplica a resina sobre o esmalte e modela o material. Essa técnica é mais indicada para quem precisa fazer pequenas alterações, como corrigir uma fratura ou preencher um espaço. No caso das facetas de porcelana, elas são confeccionadas em um laboratório de próteses com base no planejamento feito pelo dentista. São similares a uma capinha que reveste o dente e, depois de prontas, são coladas sobre o esmalte dentário.

A escolha do melhor tipo de material depende dos seus hábitos de vida, alimentação, higiene bucal e necessidades específicas. Por isso, ela sempre deve ser feita com a ajuda de um cirurgião-dentista, após uma avaliação minuciosa. Nossos profissionais são capacitados para orientar sobre todos os riscos, benefícios e desvantagens para o paciente.

É uma técnica definitiva. Uma vez que são coladas sobre os dentes, elas não podem mais ser retiradas, exceto para substituir por um novo laminado, caso o anterior sofra algum tipo de dano. Sendo assim, é uma decisão que precisa ser tomada de forma consciente para ter satisfação total com os resultados.

Apesar da sua espessura bem fina, as facetas e lentes dentárias são muito resistentes, por isso, você não precisa fazer grandes mudanças em sua alimentação. Entretanto, é recomendado evitar os alimentos muito duros e dar preferência para o corte em pedaços pequenos em vez de morder, como no caso de uma maçã ou pera. Para aumentar a durabilidade dos laminados, também é importante:
o Usar uma escova de dentes com cerdas extra macias;
o Evitar os cremes dentais abrasivos;
o Evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas pigmentados;
o Abster-se do tabaco;
o Evitar roer as unhas, morder objetos ou usar os dentes como ferramentas;
o Manter uma boa higiene bucal;
o Visitar sempre o seu dentista.