Aparelho autoligável é a tecnologia mais moderna hoje para tratamentos com aparelho fixo. Este tipo de aparelho ortodôntico, elimina a necessidade de utilização das boas e velhas “borrachinhas coloridas”. A função dessas “borrachinhas” é prender o fio do aparelho ao braquete (aquelas pecinhas que são coladas dente a dente) e o aparelho autoligado não precisa dessas borrachinhas. Os braquetes desse tipo de aparelho são super tecnológicos e cada um deles tem uma portinha que abre e fecha. Então o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha a portinha. A eliminação do uso das borrachinhas diminui consideravelmente o atrito entre o fio e o braquete e dessa forma, o seu dentista poderá utilizar forças leves sobre os dentes e o fio poderá trabalhar mais livremente, obtendo resultados mais eficazes e mais rápidos a cada fio utilizado. Fazendo uma analogia entre esse aparelho e o nosso cotidiano, é como se tentássemos colocar um carro em movimento, tendo o freio de mão puxado. O carro vai andar com o freio de mão puxado, mas o motor vai fazer uma força muito maior, o desempenho dele vai ser menor e o tempo de chegada ao destino, acaba sendo maior. O freio de mão do carro, seria a borrachinha nos aparelhos fixos. Eliminando as borrachinhas, o tratamento é mais rápido, mais eficaz e mais confortável também. Como as forças utilizadas são menores, o paciente sente desconforto muito menor a cada troca de fio.
Além disso, esse tipo de aparelho trabalha com fios que não precisam e não devem ser trocados todos os meses. Com isso as visitas aos dentistas são menos frequentes, tendo intervalo de 8 a 10 semanas em vários momentos do tratamento.
Além disto, estas são as principais vantagens do aparelho autoligável em comparação ao aparelho convencional:
-
Agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução de 35% do tempo;
-
Menor acúmulo de bactérias, já que o aparelho autoligável não utiliza as famosas borrachinhas;
-
Mais conforto. Além de todos os benefícios que já falamos, as pecinhas dos braquetes autoligados são menores e mais arredondadas, o que evita machucados e ferimentos na boca.
-
Menos idas ao dentista. As manutenções podem ser feitas em prazos maiores que 30 dias, o que gera economia de tempo aos pacientes (principalmente aos que estudam ou trabalham).