24/10/2016

DESCUBRA O APARELHO ORTODÔNTICO IDEAL PARA CADA IDADE

Qual é a melhor idade para colocar aparelho ortodôntico? Criança também pode usar? E em adultos, também funciona? Se seu sorriso te incomoda ou o de alguma pessoa próxima, com certeza você já se fez alguma dessas perguntas. O tratamento ortodôntico é mais democrático do que você imagina. No final dos anos 80, quando o tratamento se popularizou por aqui, o estereótipo de quem usava aparelho era adolescente a partir de 11 anos, que passava o resto dessa fase de descobertas com aquele bom e velho sorriso metálico. A definição do público era tão específica que as revistas dedicadas a adolescentes da época respondiam dúvidas frequentes sobre a convivência com o aparelho fixo. Quem nunca leu uma matéria sobre a experiência de beijar pela primeira vez usando aparelho? O bom da evolução é que hoje a conquista do sorriso perfeito é possível a todas as idades.
Dente de leite também pode ser corrigido
Embora seja menos comum, alguns odontopediatras recomendam a correção dentária na fase de troca dos dentes. O tratamento em crianças nessa fase é chamado ortopedia funcional e tem como principal função corrigir problemas que necessitem de modificação do osso da boca, como a mordida cruzada ou falta de espaço para nascimento dos dentes permanentes. Para esse tipo de correção a criança deve utilizar um aparelho móvel confeccionado em acrílico e metal, que deve ser retirado apenas para comer e escovar os dentes. Quanto mais tempo a criança usar o aparelho, mais rápido será a correção. Algumas mães relatam que procuraram o dentista antes da adolescência porque o problema do filho era muito evidente e ela gostaria de evitar que ele sofresse bullying durante a adolescência. Antes de decidir se é o caso do seu filho, converse com seu dentista sobre a possibilidade desse tipo de tratamento.aparelhoidade
O clássico sorriso metálico adolescente
Sim, adolescentes amam usar aparelho ortodôntico e quanto mais colorido melhor! A idade mais comum para se colocar aparelho fixo é durante a adolescência. Crianças que apresentam alguma necessidade de correção com aparelho fixo, devem iniciar o tratamento após a troca da dentição decídua (de leite) pela permanente. Isso ocorre normalmente a partir dos 11 anos. Nessa idade também a raiz do dente já suporta a pressão da correção e ao mesmo tempo, ainda está em formação óssea.Pensando em tornar a experiência mais fashion, a indústria desenvolveu uma série de acessórios para deixar a vida do adolescente mais colorida. Hoje, é possível personalizar o aparelho fixo a cada manutenção, trocando as famosas borrachinhas de acordo com a ocasião. É dia de jogo do Brasil, colocamos um verde e amarelo. Outubro Rosa? Vamos aderir à campanha do combate ao câncer de mama com “borrachinhas” rosa. Agora é só abusar da criatividade e conversar com seu dentista.
Calma! Adultos também podem corrigir o sorriso
Com o passar dos anos, aquilo que era apenas para adolescentes passou a ser procurado e recomendado para adultos. Hoje, grande parte do público que procura por aparelho ortodôntico tem mais de 18 anos. Se na adolescência o medo é de bullying, na fase adulta imperfeições no sorriso impactam diretamente na vida social e também na profissional. Há relatos de grandes consultorias de RH que selecionam seus candidatos inclusive pelo sorriso. De olho nessa necessidade, a indústria trouxe soluções ideais para esse público. Os aparelhos estéticos, como são conhecidos, tem o objetivo de disfarçar o uso do aparelho fixo se misturando à cor do dente. Quer saber mais sobre as diferenças entre os modelos? Clique e confira como cada modelo pode atender sua necessidade e seu bolso. Ah, mas se quiser ter o sorriso metálico, tudo bem, o modelo funciona em adultos da mesma forma.
aparelhodecoradoSe gostou desse conteúdo, compartilha! Se ficou com alguma dúvida, escreva pra nós!

Agendar avaliação