Caracterizado por uma disfunção que causa o ranger ou o apertar dos dentes, o bruxismo pode ter diferentes níveis de intensidade e, em alguns casos mais sérios, causar problemas até nas articulações mandibulares (ATM).

Existem diversos fatores associados, os mais comuns são:
o Ansiedade, estresse, excesso de tensão e outros problemas de ordem psicológica;
o Desalinhamento dos dentes;
o Efeitos colaterais de medicamentos;
o Dores de ouvido ou de dente;
o Refluxo estomacal;
o Apneia do sono;

o Dor de cabeça;
o Dor na face;
o Dor na mandíbula e maxila;
o Dor ou zumbido no ouvido;
o Desgastes nos dentes, e em casos mais sérios até fratura;
o Retração gengival;
o Sensibilidade dentária;
o Dor no pescoço;
o Distúrbios no sono.

É importante entender que por ser uma disfunção que pode ter múltiplas causas, o tratamento se baseia em ações que podem envolver vários profissionais da saúde, como o dentista, psicólogo, médico etc. No consultório odontológico, a conduta mais comum é a placa de mordida, que também é chamada de placa dentária ou miorrelaxante, que é usada durante a noite. Com o uso da placa, o paciente evita o contato entre os dentes. Dessa maneira, eles não sofrem atrito e não sofrem desgastes. A placa também tem a função de inibir movimentações involuntárias, o que contribui para evitar sintomas no dia seguinte.
Além disso, dependendo da causa do bruxismo, o tratamento pode ser feito com toxina botulínica, conhecido popularmente como botox, que pode ser aplicada nos músculos da mastigação, relaxando e reduzindo a força da contração muscular.
Somente seu dentista pode definir qual é o tratamento ideal para a cura e o controle da disfunção temporomandibular.