O Selante é uma película protetora aplicada sobre os sulcos dos dentes pré-molares e molares. Ele serve para proteger os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária.
O selante dentário é um revestimento de resina fluida, aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares, que penetra nos micros poros desses dentes, locais de difícil acesso com as cerdas da escova dental.
O selante tem características importantes para a prevenção da cárie dentária. Ele veda de forma mecânica, com material altamente resistente à ação dos ácidos, a superfície de mastigação dos dentes posteriores, o que dificulta a colonização de bactérias causadoras da cárie. Além disso, após aplicação de selante, a superfície dentária fica menos profunda, o que facilita a escovação e a higienização.
A aplicação de selante leva poucos minutos e é totalmente indolor. Primeiro, o dente deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente. Quando o selante é aplicado, ele escorre e penetra nas fóssulas e fissuras do dente.
Com a mastigação, ocorre um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno. Assim, o dentista determina se a reaplicação é necessária.