O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. O uso contínuo do aparelho ortodôntico permite a correção de tais más formações, tornando o sorriso do seu portador muito mais bonito.
O aparelho dentário é formado de um conjunto de peças. As partes do aparelho dentário, quando todas juntas, formam tração nos dentes. Essa tração não é nada mais do que uma força que empurra ou puxa os dentes para a direção que o ortodontista estipular, os dentes são literalmente movidos devagarosamente ao longo do tratamento.
Os aparelhos aplicam pressão continuada por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição.
Hoje em dia, existem inúmeros tipos de aparelhos dentários sendo os mais comuns o aparelho fixo convencional, o aparelho móvel, o aparelho fixo autoligável e os aparelhos estéticos transparentes e invisíveis.
Posts relacionados:
- O que são aparelhos autoligáveis?
- Aparelhos transparentes e invisíveis
- O que não se pode comer com aparelho dentário?