É um tipo de prótese móvel com objetivo de solucionar esteticamente e funcionalmente os problemas causados pela perda dentária.
É uma armação metálica com dentes artificiais. Embora removível, ela é seguramente encaixada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes e, ainda, por meio do apoio da gengiva.
Pode ser indicada em casos de perda de mais de um componente da arcada, mas também quando a colocação da fixa é contraindicada pelas condições de saúde bucal.
A confecção da prótese móvel parcial se inicia através da moldagem das arcadas dentárias. Algumas sessões clínicas são necessárias para a confecção dessa prótese e envio dos moldes para laboratório de prótese dentária. Assim, é feita a confecção da armação metálica, montagem dos dentes e acrilização dos dentes definitivos. Além disso, essas consultas servem para que o paciente faça testes de adaptação, quando o profissional se certifica de que há uma boa estabilidade do dispositivo. A confecção da prótese leva em consideração a forma, o formato e a coloração dos dentes permanentes da arcada dentária, trazendo harmonia ao sorriso por sua similaridade.
o O período de adaptação com a nova prótese é muito importante, pois você terá que reaprender a falar e se alimentar. Por isso, evite alimentos muito duros ou carnes com muitas fibras.
o É importante que a prótese não machuque. É comum ter que voltar ao dentista para realizar determinados ajustes;
o Quando fora da boca, guarde sua prótese num recipiente com água, ela foi feita para ficar em ambiente úmido, caso contrário ela pode ressecar e quebrar facilmente;
o Higienize diariamente sua prótese com uma escova dental macia. Também é indicado massagear a gengiva e o céu da boca (palato) para promover a circulação sanguínea e remover placas bacterianas aderidas à mucosa.