As próteses totais, popularmente conhecidas como dentaduras, são uma alternativa para quando há perda de todos os dentes de uma arcada.
Também conhecida como dentadura, é uma substituta para os dentes ausentes e pode ser retirada e recolocada na boca. Ela tem um papel fundamental na reabilitação de pessoas que perderam todos os dentes de uma ou das duas arcadas, auxiliando na mastigação, fonética e autoestima. É feita a partir de uma base acrílica e sobre ela há dentes de resina acrílica.
Próteses dentárias removíveis, segundo diversas pesquisas odontológicas, precisam ser trocadas pelo menos de 4 em 4 anos, ou antes se houver necessidade, para que os dispositivos estejam em contato saudável com o osso remanescente.
O tratamento é simples. O dentista faz uma moldagem preliminar para a confecção de moldeiras personalizadas. Na segunda consulta, é realizada uma segunda moldagem, mais precisa e detalhada do que a primeira. Então, são feitos registros para a escolha do tamanho e da localização dos dentes.
Na terceira consulta é realizado o teste estético, mastigatório, de fonação e deglutição da dentadura. E, na última consulta, o paciente recebe, definitivamente, a prótese total.
Próteses também acumulam resíduos de alimento e precisam ser limpas. Higienize a sua todos os dias com uma escova macia. Use um creme dental não abrasivo para evitar atrito. Também pode ser utilizado sabão neutro. Para enxaguar, use água em temperatura ambiente, evitando a água quente para não deformar o material. Além disso, é indicado massagear a gengiva e o céu da boca para ativar a circulação sanguínea e remover a placa bacteriana dali. Uma vez por semana é interessante utilizar pastilhas efervescentes para fazer uma higienização mais completa. Se preferir, pode ser uma solução de água com algumas gotas de água sanitária ou oxigenada, deixando a prótese imersa por 30 minutos.