A restauração dental, também conhecida como obturação ou dentística reparadora, é a área da Odontologia que elimina cáries e recupera a estrutura do dente que foi danificada.

É a reconstrução da estrutura dentária que foi danificada por cárie, trauma ou fratura.

Se o motivo da restauração for remoção de cárie, o primeiro passo é a remoção do tecido com aparelhos e instrumentais próprios para isso. Depois, o dentista preenche a área com material restaurador, que pode ser resina (material da cor do dente) ou amálgama (material prateado). No caso de fraturas, o material restaurador é utilizado com objetivo de devolver a estética e a função ao dente.

O primeiro passo do tratamento consiste na remoção do tecido cariado, com instrumentos de alta rotação. Após a remoção completa da cárie, é feita uma restauração na cavidade, com material específico (resina ou amálgama). Por fim, o dente será polido dando o acabamento do material restaurador.

O não tratamento da cárie pode levar ao progressivo comprometimento dos tecidos dentários e provocar dores cada vez mais frequentes e intensas. O acometimento dos tecidos mais profundos, gera a necessidade de tratamento de canal e até a perda do elemento dentário. Além disso, a restauração tem como objetivo devolver a forma do dente, sua estética e sua função mastigatória.

OUTROS TRATAMENTOS